terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

E se o tempo pudesse voltar?

Todos nós vivemos cheios de compromissos e tarefas em nosso dia-a-dia, isso é fato. Uns se preocupam com a formação, outros com sucesso profissional e outros tantos com diversão. Entre várias coisas, existem também as pessoas que interagem de forma direta ou indireta em nossa vida. Com elas, praticamos sentimentos e ações; passamos momentos diversos e construimos relacionamentos que são, em todo o tempo, caazes de modificar toda uma realidade que é importa até então. Por algum momento, você já chegou a, pelo menos, imaginar como seria se fosse possível voltar no tempo? Já imaginou como poderia ser viver novamente alguns momentos, aproveitar algumas oportunidades e fazer tudo diferente?



Pois é, o tempo sempre foi um dos aspectos pelos quais as pessoas mais se importaram depois que ele passa. Um dos maiores sentimentos de culpa é provocado logo após que percebe-se que todas as expectativas se vão de acordo com a falta de tempo. O arrependimento acontece e pouca coisa, então, pode-se fazer. Seria bom que pudessemos voltar no tempo e conseguir promover as mudanças necessárias para um presente melhor, porém, não é possível.

O tempo é um dos objetos que são imutáveis. A unica percepção que temos é a de viver o presente, apenas. Quanto ao futuro, cabe uma incerteza, uma dúvida. E ao passado, sobram apenas lembranças e diferentes porções de arrependimento e culpa. As pessoas erram muito por achar que tudo é pra sempre e que quem gostamos vai estar sempre ali. Infelizmente, não é assim. A vida anda, as pessoas vêm e vão e, mesmo com tantos altos e baixos, temos que viver. Viver, correr atrás dos nossos objetivos e fazer tudo que é preciso agora, hoje, no presente. O amanhã pode nem existir. E o ontem, já é tarde demais.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Cadê o amor?

Particularmente, sinto que o assunto central desse texto é um tanto quanto clichê e até pode parecer aquelas coisas entediantes que estamos acostumados a ler uma ou outra vez em nosso cotidiano. É perceptível a presença de várias pessoas que tentam explicar ao certo a existência de um sentimento tão bom e que parece ser o melhor do mundo. De fato, posso destacá-lo como um dos mais importantes em toda história humana. Entretanto, sempre há indicios de que o amor não seja tão bom assim.

Vamos então a história mais comum. Em relação ao amor a uma outra pessoa (que não seja da família) diga-se de passagem que todo começo é igual: muito bom. As duas pessoas se conhecem, descobrem uma porção de coisas em comum e depois de um tempo isso começa a cansar ambos. A pergunta que sempre me faço é: porque? Pois bem. A unica explicação que encontro é a questão da convivência. O casal acha que se conhece muito, acaba por fazer certas coisas que podem pôr o fim a um relacionamento que antes caracterizava uma história de amor. As pessoas vão se cansando sempre dos defeitos umas das outras e, até por falta de adaptação a isso, percebem que não era tudo aquilo que eles pensavam. Enquanto isso, nessa hipótese, foram trocadas várias juras de amor eterno e felicidade a dois. Depois de um tempo, vem tudo a ruir como um castelo totalmente cheio de explosivos.

A grande verdade é que o amor tem sido algo muito cobiçado pelas pessoas. E, talvez, por quererem tanto, acabam por dedicá-lo a qualquer um, ao primeiro que aparece e quando menos se espera, tudo isso acaba. Uma beleza exterior não se diz a respeito do interior de alguém e, em meio a brigas, discussões e afins, o que era pra ser amor, vira apenas uma paixão. Um passado. Sou meio supersticioso ao dizer que o amor está extinto. Aquela coisa de gostar mesmo de alguém tem se tornado questão de momentos ou até mesmo de beleza, apenas. Com o fim dos relacionamentos, acabam-se por criar ilusões e desilusões com a vida, impossibilitando o coração a traçar novos caminhos, novos rumos e objetivos.

Todo amor de verdade deve começar dentro de casa, com o amor que temos por nossos pais e por nossa família. Diga-se de passagem, é o unico amor que só morre no nosso ultimo dia de vida. Muita gente procura o amor em objetos, porém não encontra. Só ama quem pode ser amado. Via de regra, é clichê. Porém, ainda prefiro pensar que pra cada pessoa há um alguém esperando, pronto pra ser feliz e depositar tudo aquilo que ainda resta de esperança. Talvez, seja até por isso que o amor é unico. O amor, de verdade, é aquele que toca até o fundo da nossa alma e, mesmo quando estando longe, a vontade de estar perto é maior. É algo incrivél que faz pensar somente na pessoa amada, mesmo que todos aqueles que estão ao nosso redor digam que não. As vezes, costumo imaginar como seria de fato, essa história de um amor de verdade. Fico pensando em filmes de romance que tudo tem seu final feliz e começo a pensar que tudo tem um porque. E a verdade é essa.

Não é porque não deu certo uma vez que tudo está por água abaixo. Não é porque um relacionamento vive cheio de brigas que ambos não se amam. Não é porque o mundo não sabe amar, que precisamos ser incluidos nessa sociedade. As vezes, temos que ter pensamentos diferentes. Temos que viver a nossa vida, nos amar e acima de tudo nos respeitar. Nem sempre todos os momentos que vivemos são fáceis, nem sempre teremos motivos pra sorrir e não é todo dia que vamos ter um motivo pra existir. Contudo, a vontade de ser feliz sempre deve existir de acordo com aquilo que desejamos a nós mesmos. Não adianta plantar batata esperando que nasça alface. É por isso que cada coisa tem seu tempo e é preciso cuidar de cada plantação enquanto ela não dá frutos.

Algumas vezes, queremos porque queremos determinada coisa. Mas, simplesmente, nem sempre desejamos aquilo que é melhor pra nós. Devemos a cada dia, nos amar cada vez mais e amar também todos aqueles que estão ao nosso redor. Não quero dizer que você tem que sair por aí falando que ama todas as pessoas. Estou falando que você tem que demonstrar um amor que quer ter. Tem que amar a vida, amar o ar, amar as coisas que estão sendo te proporcionadas. Quem sabe assim, o amor não aparece em meio a tantas coisas? Nunca deixe de sonhar, mas não se esqueça: a unica pessoa que pode transformar seus sonhos em realidade é você mesmo. Por isso, faça valer a pena!