sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Orgulho: Bom ou mal?

A principio,queria destacar que na nossa Lingua, a tal palavra tem dois sentidos que são totalmente contrários, mas que são utilizados demasiadamente no cotidiano em que vivemos. Pode-se fazer alusão a dignidade, a um respeito; como ao mesmo tempo é relacionada à um estado emocional muito ruim que difere toda uma imagem social.

O orgulho como parte positiva na vida das pessoas acontece quando elas conseguem algo que já vinham querendo a um certo tempo ou então praticam determinada ação que enobrece suas características emocionais. Como uma parte ruim, é destacada aquela ação que não é feita por opção e que, quando fosse realizada, tornaria a vida de muitas pessoas melhor.

Popularmente, uma pessoa orgulhosa é uma pessoa ruim. Uma pessoa que ninguém quer ter por perto, uma pessoa que não faz bem para outros e que acaba destruindo todas as coisas que têm e os sentimentos envolvidos em uma ação. É do tipo de ser que faz mal sem perceber e que é totalmente egoísta. Egoísta ao ponto de pensar em si mesmo, apenas. É como se o mundo resolvesse apenas girar em torno da pessoa e, ai é o maior problema. O que mudaria na sua vida se decidisse viver um pouco sem o orgulho?

É, bastante coisa mudaria no mundo se as pessoas vivessem sem orgulho. O mundo seria diferente pois as ações  tomariam outro rumo, capazes de ter outros objetivos que fossem um pouco mais completos e atingiriam mais gente. Coisas que fossem como objetivo à apenas uma pessoa, várias poderiam desfrutar e quem sabe, sentimentos que foram deixado de lado, como o amor, a paz e a alegria.

Enquanto o mundo não muda totalmente, o necessário é perceber  cada mudança e fazer acontecer. Um pouco a cada dia, um pouco a cada semana. Isso tornaria tudo um pouco mais feliz e um pouco mais amigavél. Nada nessa vida é impossível. Nem mesmo viver sem orgulho. É preciso pensar apenas um pouco mais nas pessoas que estão ao nosso redor e fazer disso um motivo de orgulho. Um orgulho bom, um orgulho que pode ser um pouco mais saudável.

ps: E o texto de hoje foi um pedido da Tayná Camargo, uma menina que sempre lê meu blog e adora o que escrevo. Eu peço perdão se não ficou tão bom, mas juro que, pelo menos, tentei. E é isso ai :)

domingo, 2 de outubro de 2011

O Destino

Atualmente, as pessoas passam uma boa parte de seu tempo pensando em como será seu futuro, em como construir várias colunas de uma vida social, pessoal e profissional estavél, aonde possam ter seus sonhos e objetivos concretizados a partir de algum tipo de esforço que tem em seu dia a dia e em seu cotidiano. O passado é um tempo que serve para ver o que pode ou não ser feito novamente, o presente é o único tempo que pode ser mudado e quanto ao futuro pouco se sabe. Porém, o que vem a ser o destino?

O destino é uma das expressões que mais são utilizadas em acasos. Em acasos que acabam mudando a vida das pessoas positivamente ou não. Pode ser algo que facilita o entendimento de várias outras coisas e pode, ao mesmo tempo, confundir algumas definições. A primeira incógnita sobre o assunto é, afinal, se ele existe. Muitos falam que a vida se passa ao redor dele, tudo em sua função, sendo ele o principal fator modificador. Outros, preferem apenas defini-lo como uma questão de sorte, uma fórmula indefinida. Na maioria das vezes, é trazido à tona de forma inexplicavél e rápida.

Na nossa vida, independentemente do entendimento ou não, temos que viver. Viver de uma forma que nossos obstáculos se tornem apenas algumas dificuldades que possamos ter orgulho disso depois. Em muitas vezes, deixamos de viver. Deixamos de viver por nossos obstáculos, deixamos de viver com medo do destino e, assim, nossos medos se tornam mais fortes. O que não pode acontecer, é claro. Nunca se pode destituir nenhuma ideia sobre a vida que pode ser mudada de alguma forma.

A vida é uma caixinha de surpresas. Por mais clichê que isso pareça, é uma das expressões que mais conseguem tentar definir ao certo o que passamos. Nunca se sabe o que pode vir, sabe-se apenas que somos protagonistas de uma imensa ação que influencia diretamente na vida de várias outras pessoas. Com destino ou sem destino, tudo deve ser vivido em função do hoje. Amanhã pode ser tarde demais.