segunda-feira, 30 de maio de 2011

Um certo começo..

Todo mundo sonha em viver bem, com alguém especial e que faça sentir algo que nunca sentiu. Passamos alguns momentos despercebidos com pessoas que nem sempre nos fazem tão bem assim e nos esquecemos que a nossa vida foi feita para viver, não para viver em função de alguém, a não ser de nós mesmos. Quando pensamos que encontramos as explicações, a vida vem e muda todas as perguntas e isso é um ciclo que não se acaba. Se a vida das pessoas fosse igual (ou pelo menos, em uma boa parte, parecida) , o anormal não seria legal, o diferente não existiria e a realidade não mudaria. Em todo caso, sendo assim é bom saber que somos diferentes. Diferentes não simplesmente pelo fato de pensarmos e agirmos de maneiras distintas. Diferentes porque somos assim desde quando nascemos e isso não é de família. Somos quem queremos ser. As raízes familiares são deixadas de lado a partir do momento que começamos a responder pelo nossos erros e pelas nossas fraquezas que são fruto ou não de nossos sentimentos.

Aliás, falar de sentimentos é uma das vertentes que fogem do meu conhecimento. De fato, consigo me auto-caracterizar como uma pessoa de ideologia relacionada ao coração do que com o cérebro. Diga-se de passagem que, desde quando me entendo por gente sou assim. Tenho por certo uma [quase] convicção de que tenho por alegria ver a felicidade de quem gosto. É como se fosse uma espécie de alimento para o meu coração. Sem explicação, sem definição, apenas fico feliz como se isso formulasse um dos meus maiores sonhos, na maioria das vezes. 

Geralmente, é perceptível dentro das pessoas sentirem que elas não estão sozinhas. O ser humano foi feito com uma ideologia muito forte que se trata por definir o como se sente em diversos momentos diferentes, capazes de mexer com suas mais fortes emoções. Infelizmente, na maioria das vezes esquece que sentimentos e tudo relacionado ao coração não pode ser descrito totalmente através de palavras e, nem por isso deixam de existir.  Quando se trata de sentimentos, não se tem uma linha de pensamentos que é capaz de ser entendido através da razão. Em toda hipótese, a unica mente capaz de entender (ou tentar) a situação é apenas a de quem sente, afinal, tudo é visto de angulos diferentes dependendo apenas se é atuante ou não de determinada ação que englobe mais de uma pessoa.



E o que fazer com o coração? O que fazer quando você se sentir sozinho, com vontade de fugir de tudo, todos e até mesmo de você mesmo? Como agir quando houver uma decepção que force seus pensamentos a irem à direção que não é capaz? Pois é, quando isso acontecer, o melhor é manter a calma. Manter a calma, fechar os olhos e saber que tudo nessa vida é passagem. Tudo passa, mas só as verdadeiras coisas permanecem dentro de você e fazem parte da sua vida todos os dias. Basta apenas você decidir o que quer. Sentimentos e pessoas que acabam fazendo mal (mesmo que sem querer), sempre vão existir. A decepção e tristeza apenas participam do nosso meio para nos mostrar o quanto a felicidade é boa e devemos dar valor à ela. Nem tudo nessa vida tem um motivo pra acontecer. Faça valer a pena enquanto pode, dê valor enquanto tem alguém.


________.
p.s: Achei que quando comecei escrever esse texto, de fato, seria relacionado ao amor. Com o desenvolvimento dos meus pensamentos, acabei dando uma certa introdução ao que gostaria mesmo de descrever sobre um sentimento tão lindo e especial quanto o amor vem a ser na vida de algumas pessoas que sabem seu devido significado. Em todo caso, fica mais ou menos por ai, a explicação do titulo. Obrigado novamente, pelo carinho que sempre encontro por aqui. Fico muito feliz!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Fim do Mundo?

Essa semana foi uma das mais diferentes para mim. Sempre fui acostumado a levar minha vida de uma maneira e, referencialmente, alguns aspectos me fizeram pensar sobre determinadas vertentes do meu cotidiano que, dificilmente, pensava. Até então, considero que tenha sido um aprendizado valioso para mim e fico, realmente, muito feliz por isso. Uma das coisas que veio a me preencher de perguntas é essa a ideia do tal "Fim do Mundo" ou "Fim dos Tempos". Em todo caso, a formulação dessa ideia é algo nova, pelo menos para mim que sempre foi muito adepto a teorias.

Fim do Mundo é uma expressão muito forte, não acham? Particularmente, considero que seja apenas uma das várias que são utilizadas com o intuito de impactar as pessoas, de modo com que faça (ou, pelo menos, tente) com que elas mudem de opinião sobre suas atitudes e, mais tarde, até mudem a forma com que agem, pensando um pouco antes de fazer. É muito fácil manipular um pensamento quando a consequência de determinada ação cai sobre a pessoa que comete. Mas, quando essa ação não mantém a reação sobre si mesmo, as coisas mudam. Acho que ficou meio confuso, então agora vou explicar..

A questão do Fim do Mundo é mais uma das discutidas desde quando me entendo por gente. Várias vezes e em diversos momentos pude ter contato um pouco mais com maneiras distintas de descrever como isso se daria.. cada fase foi de uma maneira, novos desastres mundiais foram criados e, por fim, nada se sabe sobre o tão mistério. É algo que considero demais como uma indecisão, porque não se sabe, ao certo, como irá acontecer e, o pior, quando irá acontecer. Uma das fontes que me impactaram atualmente, foi a Revista Galileu que citou o Final dos Tempos: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI234768-17770,00.html. Enfim, vamos mais afundo..

Segundo a ciência o mundo foi criado pela explosão do Big Bang. Muitos cientistas, hoje em dia, defendem que o mundo é fusão de uma espécie de evolução de algumas moléculas primitivas que puderam possibilitar o começo da vida humana, animal e vegetal que possa existir na Terra. Existem muitas teorias cientificas sobre o final do mundo, uma delas é o Calendário Maia, que pré- diz a respeito do término da existência humana em 2012. O que eles dizem é que nessa data todo o nosso mundo passará por uma grande transformação – que já estaria ocorrendo e que finalizaria em 2012. O fato é que realmente nesta data e durante o solstício a Terra estará alinhada com o Sol e com o centro da nossa galáxia. Sabe-se que no centro da Galáxia existe um buraco negro supermassivo. Baseados em Einstein e em alguma informação astronómica, há quem diga que o alinhamento com este buraco negro supermassivo levará a uma mudança do campo magnético terrestre, que acontece periodicamente o que levaria a algumas catástrofes…
Bom, de um jeito ou de outro querem meter no esfíncter anal da humanidade alguma tipo de fim. Existem outras teorias como a do Nibiru, um astro ou anã marrom, que passaria pela Terra acarretando desgraça e destruição e que segundo dizem e com base na astronomia Suméria, esse astro deverá passar em breve por aqui. O que os esotéricos e agnósticos de plantão não explicam é como o Hubble ou os Rádio-telescópios não detectaram nada ainda… Em todo caso, é uma teoria que deve ser lembrada.



Em segundo plano, porém, não menos importante, deve-se lembrar da Teoria Cristã, que defende que Cristo virá à Terra, proclamará seu reino e promoverá o Grande Julgamento, onde todas as pessoas deverão passar e confessar seus pecados. Segundo os Cristãos, é considerado o Apocalipse, onde existirá diversas coisas que irão exterminar toda a forma de vida na Terra, dividindo o mundo em dois: Céu e Inferno.

De fato, por fim, queria considerar que, na minha opinião, o Fim dos Tempos já está acontecendo e pouca gente percebe, até porquequase ninguém faz algo para mudar (ou tentar entardecer) esse fim. Com tanta violência, guerra e aspectos relacionados a isso -como o crime, drogas, prostituição, mentira, adultérios, defamação e por ai vai- o próprio homem vai acabando com toda esperança em gerações futuras que possam vir. Todos os desastres naturais, cedo ou tarde, acabam tendo uma parcela de culpa do próprio ser, pois agravou os problemas ambientais com a devastação do meio ambiente e exploração das pessoas mais pobres. A fome, a destruição e a desigualdade social são frutos de atitudes de homens que preferem comprar as pessoas do que saber do real valor que elas tem. Hoje em dia, não existe mais amor, existe a figuração de sentimentos. Não existe paz na Terra. O homem, por si só, acaba com ele mesmo e, infelizmente, essa é a Realidade que todos temos que viver.

 Você já disse um "Eu te amo"? Já pediu perdão? Já perdoou? Já deu um abraço em pessoas amadas, disse o quanto se importa? Pois é, não deixe que tudo aquilo que há no seu coração termine com teorias. Enquanto existir vida, faça existir o amor. O Final dos Tempos não será em 2012. O Fim do Mundo já está acontecendo..




segunda-feira, 16 de maio de 2011

Passado, presente ou futuro?

Todos os dias, antes de dormir, ficamos imaginando uma porção de coisas que poderíamos ou deveríamos ter feito, não é verdade? A cada dia que passa, parece que a lista aumenta com uma certa proporção considerativa. Ficamos pensando na forma de agir, de pensar e até mesmo de falar que era pra ter sido usada em determinado momento em questão, onde não era possível acreditar em erro. Em todo caso, só existe tal comparação pois também existe o passado. E enfim..

O passado e o futuro são os tempos aonde não é possível fazer nada. No passado, estão todas as coisas que já se foram, tudo aquilo que fizemos e também o que pensamos. Marca todas as fases anteriores ao presente que estamos vivenciando agora. Já no futuro, há uma incerteza maior, pois é incerto. E essa incerteza começa a partir de sua existência: não sabemos se ele, de fato, existe. E isso é uma complicação na vida de muitas pessoas porque acabam acreditando demais no futuro, sem saber se vai ou não acontecer e, na maioria das vezes, acaba não dando o devido sentido ao presente, que é o unico tempo que pode ser feito alguma coisa.

E se deixarmos pra amanhã, pra amar alguém, falar que esse alguém é especial e esse alguém vir a falecer? Ou então, se hoje esquecermos de mostrar um determinado agradecimento, um gosto, um gesto bonito e infelizmente, a pessoa que seria a destinatária dos nossos carinhos tenha se mudado? E ainda mais.. se hoje você decide amar, se você decide perdoar e até mesmo correr atrás de algo do passado e você percebe que é tarde demais...  pois é, nada podemos fazer em relação ao tempo, a não ser quantificá-lo.



Costumo falar que o passado serve para vermos os nossos erros e comparar com o nosso presente. Serve como uma espécie de ajuda, porque você acaba percebendo os pontos que pode ou não fazer novamente. Infelizmente, o passado é utilizado apenas hoje em dia, para mostrar os erros das pessoas. Acho que o pior tipo de pensamento quanto ao passado é quando você gostaria que ele ainda fizesse parte do seu presente. E, quase em todas as vezes, não é possível. Não é possivel porque tudo tem um motivo. E o que tem que ser, por mais clichê que pareça, vai ser. É preciso aprender a saber que tudo tem seu tempo. Mesmo que não seja hoje, agora, no momento; um dia, se for tiver que ser, vai ser. Não desistir, sempre persistir e ter em mente o que você quer, é a melhor maneira de conquistar algo. Quem sabe, se não for assim, não vai ser melhor para todas as partes? Tente. Não desista!

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Mãe

Minha mãe foi a mulher mais bela que jamais conheci. Todo o que sou, se o devo a minha mãe. Atribuo todos meus sucessos nesta vida ao ensino moral, intelectual e física que recebi dela.  (George Washington)

Bem, sei muito bem que a data comemorativa do "Dia das Mães" foi ontem, contudo, acabo indo ao contrário dessa data quando vejo e percebo que é somente uma data feita pelo comércio, para assim possibilitar uma maior compra e venda de bens e mercadorias.Em todo caso, não é o principal motivo que me faz refletir sobre todos os aspectos possiveis sobre as mães. Queria deixar bem claro, com uma lacuna extremamente aberta, que apenas irei descrever em minhas palavras apenas o que eu sinto, particularmente, quando ouço a respeito do assunto, o que pode variar demais entre uma pessoa e outra, pois opiniões são diferentes e eu sou apenas mais uma pessoa desse mundo complexo, cheio de justificativas e expressões que podem mais tarde fazer com que hajam várias reflexões, a ponto de caracterizar melhor uma mãe, de maneira muito abrangedora também.

Mãe. É um substantivo simples, apenas 3 letras e que tem um papel fundamental na vida de todas as pessoas. A principio, parece ser simples como a sua divisão em substantivo. Contudo, nem toda palavra é aquilo que o dicionário diz, até porque o dicionário visa a razão e quando temos que viver, somos obrigados impor a emoção em tudo aquilo que fazemos, pensamos ou até mesmo queremos para a nossa vida. Existe o tipo de mãe biológica, que é aquela que nos coloca no mundo, ou seja, é a mãe que nos pare no hospital. É um tipo de mãe que eu considero muito porque tem que passar por 9 meses de espera, dor, vômitos e muito choro até o momento feliz que é considerado como nascimento da criança. Existe também aquela mãe de consideração que, por mais que não tenha colocado no mundo, é uma espécie de anjo divino que cuida de nós enquanto não temos força pra andar sozinhos.



Mãe é presente de Deus, é divino. Desde o tempo do Gênesis até o Apocalipse vai existir uma longa linha de tempo aonde não se encontra, em nenhum momento, que mãe não é importante. Costumo falar que quando ouço sobre mães, ouço não somente uma palavra, mas vêm várias à minha cabeça relacionadas a carinho, amor, alegria, compaixão, ajuda, compreensão e acima de tudo, ensinamento. A mãe, em si, é o principal carater da vida de um ser humano. O amor de mãe começa antes mesmo de nascer a criança e vai até o momento que há uma morte para acabar com esse sentimento. Mãe ajuda, é companheira, é coruja, é aquela pessoa que está, se for possível, 25 horas por dia no nosso pé, porque nos ama. Por mais que algumas atitudes sejam contra a nossa vontade, é apenas para o nosso bem. Quando somos pequenos, adolescentes, entendemos pouco isso, contudo, com o tempo a maturidade vem e as coisas passam a ficar mais perceptíveis a nossa mente, trazendo o entendimento de algumas ações que antes não entendiamos. Pai a gente pode ter vários, mãe de verdade é apenas uma. É a melhor amiga, a melhor conselheira, o melhor diamante de uma mina de bilhões de pessoas.

Na maioria das vezes, não damos o valor devido à esse anjo que Deus nos enviou. Erramos em acreditar na rotina, em pensar que mãe vai estar sempre ali, todos os dias, participando dos nossos momentos, lavando nossas roupas, fazendo nosso alimento e até mesmo contando histórias antes de dormir. Mas, infelizmente somos errados nisso. Quando menos esperamos podemos atender um telefonema e, sem se preocupar com nada, pensando que é um amigo falando de uma festa, temos a possibilidade de nos decepcionar. E se, for um telefonema falando que tiraram esse anjo da gente? E se for uma noticia de que a nossa mãe, a nossa querida mãe, foi embora..aconteceu um acidente? E o que fazer?  O que fazer quando seu mundo desmoronar, quando você ver que foi tirado de você uma parte convivia todos os dias, todas as horas, todos os momentos? Uma pessoa que tinha TUDO de você, sabia até seus MAIORES medos, suas maiores duvidas, inseguranças e, de uma forma brilhante, não cobrava nada por isso a não ser seu amor, sua atenção, sua capacidade de a entender em momentos que ela não estava muito bem, que ela precisava de algumas palavras que demonstrassem de verdade, que o filho dela se importava.. Só isso.

E, para não ficar tão extenso, queria apenas deixar a mensagem que "Dia das Mães" não é apenas o segundo domingo do mês de maio. Dia das mães é, verdadeiramente, todos os dias. Não adianta você comprar um presente maravilhoso em um dia, enquanto em todos os outros, você a dá motivos pra chorar. Mãe é apenas uma. E é exatamente por isso que devemos dar valor todas as horas da nossa vida. Não sabemos o dia do amanhã, não sabemos quando esse lindo sonho pode ter fim e é claramente por isso que necessitamos amar, chorar, rir, compreender e fazer tudo aquilo que temos que fazer enquanto há tempo. O amanhã é muito incerto e, por mais que tenhamos algo hoje, no futuro esse "algo" pode não existir e quem vai sofrer somos nós mesmos. Não deixe a incerteza, o medo e coisas de menos valor e importância tomarem o lugar daquilo que é tudo pra nós. Seja feliz, dê valor a quem te faz feliz e está sempre ao seu lado.

Esse anjo que está sempre do seu lado e te acompanha em todos os momentos da sua vida, você o chama de mãe.


Para minha mãe, minha vó, para todas as mulheres que irão ser mães ou que já são, parabéns. Todos os dias nós, filhos, temos muito o que agradecer. E, com toda certeza do mundo, o maior motivo pelo qual somos tão gratos são vocês.  Obrigado por estarem tão presentes Mães!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Até quando ser feliz?

Em primeiro lugar, gostaria de destacar que a Felicidade é uma palavra que, por mais que possua apenas 10 letras, é uma das que têm maior número de significados na Lingua Portuguesa. Ao pé da letra, é apenas um estado de espírito. Na realidade, contribui todos os dias para a conquista de todos os objetivos de uma pessoa. A felicidade influencia em todos os aspectos da vida humana, direta ou indiretamente, em alguns momentos mais, outros menos. Caracterizo a felicidade como um sonho. Cada pessoa tem um sonho, assim, cada um vai ter uma forma de ser feliz.

E acho um tanto quanto complicado falar de Felicidade. Se pararmos para pensar em uma criança, talvez sua maior felicidade é ganhar um brinquedo daquela personagem de desenho que ela gosta ou, quem sabe até, não há o desejo de brincar para sempre? Quando crescemos um pouco e  viramos adolescentes, na maioria das vezes, o nosso sonho maior é encontrar aquele/a principe/princesa encantada que possamos dedicar todo o nosso amor, de uma maneira que não exista ilusões, nem tão pouco a tristeza. Em todo caso, naturalmente contamos com a velhice e os nossos sonhos passam a se dedicar a uma porção de coisas que gostaríamos de ter feito quando jovens... pena que o tempo não volta e dificilmente tudo poderia ser realizado nesse aspecto.



O que eu queria deixar bem claro é que em cada momento da nossa vida vamos ter sonhos. Falando de uma forma mais abrangedora, digo-lhe que em cada momento teremos uma oportunidade de ser feliz. Na maioria das vezes, erramos por não saber ver a hora certa de ser feliz, por isso, acontece a decepção, a ilusão.. o mais importante, por fim, não é saber o momento de procurar a felicidade, mas sim, aproveitá-la ao máximo, enquanto pudermos. A vida passa como um estalo de dedos: muito rápido; é quase uma fração de segundos, então temos que aproveitar a felicidade que é nos dada. As vezes, nem temos tudo que queremos, mas devemos dar valor, porque pode não ser o que é de nossa vontade, mas com certeza é aquilo que precisamos.

Abra seus olhos, dê um novo rumo à sua vida. Está na hora de você ser feliz! Sorria.