segunda-feira, 25 de abril de 2011

Mentir ou não? - Parte II

Em primeiro lugar, o texto anterior gerou tanta discussão dentro e fora das linhas do meu blog, que decidi escrever mais um pouco sobre o assunto com o intuito de possibilitar uma reflexão ainda maior em alusão ao fato da mentira em nosso dia-a-dia. Pois bem, vamos lá..

A mentira é um dos aspectos que não deve ser cometido, defendo isso novamente. Mas defendo isso na teoria. Infelizmente, sou fraco perante meus sentimentos e pensando bem, mentiria para salvar uma vida, sem duvidas nenhuma. O ato de mentir, nesse caso, é possível até pelo motivo de não fazer mal à uma outra pessoa, muito pelo contrário, a mentira pode salvar vidas. 



Falando de uma forma geral, toda e qualquer ação deve ser pensada antes de qualquer coisa. Pensar antes de agir é a melhor forma encontrada para pensar em algumas consequências que podem pesar na hora da ação. Então, nesse caso, abre-se uma grande disputa entre "mentir ou não?" e é nela que me baseio nessas simples entrelinhas. 

Muitas pessoas mentem em forma de ilusão, para persuadirem sentimentos e cativar pensamentos de um outro alguém. Alguns mentem pra conseguir algo, pra subir na vida, fazer mal para alguém. A mentir é prejudicial dependendo da maneira que você a utiliza. É a pior arma utilizada pelos seres humanos. Uma pessoa que mente muito acaba criando uma "irealidade" sobre ela mesma, ou seja, entra em um mundo que não é dela, um mundo que de tão falso que é, nem ela mesma consegue acreditar em uma verdade e contesta todas suas falsidades a todo custo. Ai nesse caso, a mentira aponta seu auge em uma vida.

E pra terminar o texto, queria então, deixar minha opinião. Eu defendo a mentira apenas em casos extremos, ou seja, caso de vida ou morte. Não acho que mentira seja uma espécie de viver a minha vida. Eu, particularmente, já sofri bastante por falar a verdade em  vários momentos e vi muitas pessoas mal na minha frente, mas nem por isso desisti de falar a verdade. Da mesma forma que eu falo, cobro. Acho que se as pessoas tivessem a mentalidade de começarem a falar a verdade para elas mesmas, em primeiro lugar, o mundo estaria diferente, pois ai cada um seria aquilo que realmente é, passaria a imagem daquela pessoa que realmente cativa dentro de si, não de algo que não existe, de uma fantasia formada por pensamentos e ilusões vindos da pessoa. É preciso saber viver, preciso viver na verdade. A ilusão não é propícia, ninguém merece sofrer enquanto outros estão felizes por possibilitar tamanha tristeza decorrente de algo que não existe. 

p.s: Queria agradecer a todas as pessoas que, indireta ou diretamente, me ajudaram a formar esse texto e essa reflexão. E antes que eu esqueça, o fato da mentira tem sido considerado parâmetro de inteligência entre as crianças, o link do texto é esse: http://imperatrizleopoldinahabsburgo.blogspot.com/2010/07/as-criancas-precisam-mentir.html . Um agradecimento super imenso para a Juliana (http://whereismyfocus.blogspot.com/) que me ajudou bastante com o endereço do texto. E é claro, Feliz Pascoa meio atrasado!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Mentir ou não?




A maioria das pessoas já deve ter passado ou ainda vai passar por uma situação constrangedora onde se encontra a possibilidade de falar a verdade e de passar uma mentira a um outro alguém. Nesse caso, na maioria das vezes, a mentira tem uma imagem mais bonita, é mais fácil de falar e, acima de tudo, pode ser algo que mude bastante determinada situação que estava ruim. É uma maneira direta de iludir uma outra pessoa através de palavras. Só que a maior pergunta que fica na cabeça de uma pessoa: devo mentir? E se devo, quando posso mentir?


A meu ver, acho que a mentira não deve ser praticada por nenhuma pessoa em nenhum aspecto. Hoje em dia, é fácil demais persuadir um outro alguém através de algumas palavras. A mentira é um aspecto tão mesquinho que pode acabar com os maiores sonhos, com os maiores objetivos e planos; então, confesso que a mentira não deveria nem existir. Uma pessoa que mente hoje, pode mentir amanhã das mais diferentes formas e nas mais diferentes proporções. A maior dificuldade é viver com um alguém assim, porque você nunca sabe quando a pessoa está falando a verdade ou não.

Todos nós estamos em caminhos diferentes em busca de um mesmo objetivo, que é o de ser feliz. Na felicidade, há espaço para todas as pessoas. Contudo, não se faz necessário usar uma outra pessoa, uma característica ou até mesmo de esperteza para subir essa escada mais rápido. Sempre destaquei que nossa vida é feita de momentos muito rápidos. Hoje você está feliz, mas amanhã pode acontecer uma coisa que pode te deixar triste. Então, em tudo, é preciso saber dar valor, dar sentido ao que acontece. Na maioria das vezes, não temos que expressar algo que não sentimos, não precisamos fazer algo de muito explêndido.. o que precisamos mesmo, é pensar em tudo que realmente nos faz bem, em tudo que facilite a nossa vida de maneira verdadeira. Acreditar, buscar, correr atrás de tudo que tem papel de felicidade.. ser feliz é o que mais importa, mas sempre de maneira verdadeira.

Pra existir história tem que existir verdade. Antes de construir sua história, pense em escrever o que realmente tem sentido e valor. Não tire a felicidade de uma outra pessoa para ser feliz.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

E o que fazer, quando não estão mais nem ai para você?

É, dificilmente fica fácil recorrer ou achar algum tipo de ação que possa ou, quem sabe, consiga resolver totalmente (ou boa parte) de problemas que consideramos muito complicados em nossa vida. Todos nós temos uma espécie de fraqueza, que nada mais é do que determinada coisa mais dificil, ou seja, requer um esforço maior da nossa parte. Em todo caso, assim como uma dor, só sabe a dificuldade de uma determinada situação, a pessoa que vivencia essa situação, de modo com que seus problemas sejam objetos, mais tarde, de superação. Fica meio importuno dizer, aqui e agora, o que fazer quando um momento desses acontecer, até porque cada caso é um caso e todas as coisas tem que ser tratadas de maneiras diferentes.

O ângulo principal dessa vertente que compõe a base da nossa vida, é aquele em que a pessoa não desiste. Não desistir é, em 75% das vezes, a solução da situação. Quem não desiste, tem muito mais chance de conseguir varias coisas do que uma pessoa que para no meio da caminhada. A força de uma pessoa não está na intensidade pela qual ela luta por algo, mas sim, na constante. Na constante pois o mais importante não é ter uma força imensa para lutar, mas sim, sempre manter uma determinada vontade de conseguir. É mais fácil manter a persistência do que insistir na intensidade de determinados fatos e ações.

A verdade é que todos nós sempre temos as mesmas dificuldades, em momentos diferentes da nossa vida. Nem ao menos sabemos quando elas vão aparecer e como vão influenciar. Consequentemente, viver com essa incerteza tende a acarretar uma pré- preparação. Temos que estar preparados e nunca desistir. As pessoas não conseguem prever o futuro. Cada momento deve ser vivido da melhor forma possível. O sucesso depende apenas de cada um, então o que acha deixar seus problemas de lado e se preocupar um pouco mais com o que te faz feliz? A felicidade é uma fiel companheira em todos os momentos... faça com que ela ajude. Não o contrário..

ps: Em todo caso, gostaria de pedir desculpas publicas por não estar tão presente assim. Semana passada foi uma semana muito complicada, em todos os aspectos, vi minha vida ficar de ponta cabeça. Então, do fundo do meu coração, pelo desculpa a todos que vieram aqui e que procuraram novos textos. Agradeço aos que souberem me entender.