quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O estranho, a indecisão e o desconhecido..

"Você nasce sem pedir e morre sem querer. Aproveite o intervalo."

  Ainda me acho perdido em alguns assuntos, em algumas preposições que tenho pouco contato, mas ainda prossegue a vontade de me expressr quanto aos assuntos que menos tenho conhecimento. Até me pergunto o porque disso tudo.. só que também não me expresso porque sei que temos coisas que passam dos nossos limites e não têm explicação.

Uma das coisas que não têm explicação é a nossa vida. Não completamente, só que boa parte dela. 
Entendemos algumas coisas que acontecem conosco porque temos intenção de cometer ações que possam resultar em consequências que podem ser tão boas quanto a incertezas que nem sempre conseguimos mudar. Por exemplo, você consegue entender o motivo de ter um lápis. Você tem um lapis que serve pra escrever, correto? (Na maioria das vezes! haha) Sim. 
Só que o foge de nosso entendimento é o que podemos escrever com esse lápis. Podemos desenhar a planta de um espaço, podemos escrever uma carta, uma história e até mesmo podemos expressar coisas que nem têm tanto valor assim. Mas, TUDO tem um motivo. 

Se tudo tem um motivo, por que não entendemos alguns? Porque se a gente soubesse de tudo, a vida não teria graça. Se conhecessemos todas as pessoas, que sentido teria dar valor à umas e, simplesmente, finjir  que outras não existem? Imagine como seria se todos nós soubéssemos todos os segredos da ciência, todas as explicações de sentimentos e fenômenos? É, não teria sentido viver.

Aposto que se todos soubessem das mesmas coisas, teriam os mesmos pensamentos, se importariam com as mesmas coisas e o mundo cairia em um circulo sem fim. Dariam voltas, voltas e mais voltas e a situação continuaria a mesma. Nada mudaria até mesmo porque todas as ações seriam iguais em um momento igual.. confuso né? 

E então, dai não existiriam as indecisões e o desconhecido.

E bem, a indecisão só acontece porque temos diversos caminhos, diversas opções na nossa vida nas quais são nos dado o poder de decidir o que achamos melhor pra nós mesmos. Isso pode partir desde uma simples roupa ou até mesmo a escolha de uma alternativa em um Vestibular concorrido da Unesp. Todas nossas escolhas são relacionadas aos nossos gostos, aos nossos objetivos, mas espera ai.. e quando a escolha for no estilo "bate-pronto" , aqueles de tipo James Bond? O mais complicado é saber o que fazer. É saber que uma escolha mal-feita pode mudar toda uma vida, toda a esperança de dias de luta que quase te deram aquele inesperado objetivo que você nem mesmo julgava que poderia ter. E aí, a indecisão aparece e plim.. você não sabe o que fazer. 

 E o desconhecido? Quanto a ele não tenho conhecimento.  As vezes, a gente aprende a conhecer o desconhecido a partir de uma maturidade criada naturalmente a partir de cada momento, de cada experiência e de cada situação que, com um pouco de esforço, foi enfrentada e vencida. Pouco me importa o desconhecido porque já que não o conheço, tenho que prestar atenção no que conheço, no MEU presente. Até, pois, sem pensar, quando você fecha seus olhos e imagina como será o seu futuro, você está interligado em pensamentos com o desconhecido que, as vezes, podem fazer com que você deixe de querer viver por medo, por tristeza.


 Por isso é que, na maioria das vezes, convivemos com momentos que nem sempre esperamos, que são compreendidos vários aspectos capazes de nos mudar, de nos fazer ter uma nova percepção sobre as coisas e a vida. São nos momentos mais simples, são os que parecem menos detalhados é que estão os grandes sentimentos, a grande realidade sobre os sonhos. A vida não se explica, viver não se explica. Quando menos esperamos, estamos ligados com tudo que pode, simplesmente, mudar nossa vida do dia pra noite. E, ainda mais..

O estranho, a indecisão e o desconhecido talvez estejam juntos em alguns momentos, mas são características bem diferentes presentes em nosso cotidiano. É incrivel como o estranho pode mudar toda uma ideologia sobre uma vida inteira, é incrivel como temos medo do desconhecido e ficamos indecisos com escolhas que têm tudo a ver com assuntos que podem mudar, quem sabe, totalmente a nossa vida. Particularmente, fico feliz por existir o estranho. Tudo que é estranho, é diferente, não é normal. O que não é normal, não cai na rotina.. o desconhecido e o estranho podem até ser bons. 

Basta apenas confiar.


Confiar em você mesmo, enfrentar seus medos e assim prosseguir com seus objetivos. A melhor maneira de enfrentar vários problemas é imaginar que uma boa parte deles não existe.. quando menos espera, vê que tudo era tão simples como andar de bicicleta. A vida é como um andar de bicicleta: se parar cai, pois o equilíbrio vem do pedalar.. Mas é preciso saber guiar essa bicicleta, essa vida. O mundo coloca parametros para seguir, mas temos que determinar a nossa meta. “ É bom observar que a bicicleta tem duas rodas e um guidão, ou seja, o equilíbrio depende também de uma direção bem determinada. Quem não tem uma meta facilmente se cansa. É preciso saber para onde ir e ser persistente nessa direção. Depois disso? Sorrir. Só sorrir. O seu sorriso te faz ver a vida de uma forma diferente. Viva, sorria! O estranho pode ser perfeito.. ;)

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Preconceito

Bem, esse é um dos assuntos que mais têm me pego em várias questões, em vários aspectos. Também, ainda, não conheço o motivo, contudo é sobre ele que vou prosseguir com minhas simples palavras. 

De fato, o que vem a ser o preconceito pras pessoas? Nada mais é do que um conceito obtido sem conhecimento de determinada matéria/individuo. Na maioria das vezes é uma opinião fútil, incrédula e ignorante. Está presente em horas que percebemos (ou não) e monta um tabu muito grande em relações sociais entre duas pessoas.



O primeiro preconceito que me vêm a cabeça é o racismo. Também é o mais conhecido. Por uma questão racial, várias pessoas se acham superiores a outras, sendo que não são. Todos nós nascemos de pessoas e perante a lei e várias organizações somos "iguais". Temos direitos e deveres a serem cumpridos, mas nada disso deve ter a ver com a cor de uma pessoa. Particularmente, eu estimo muito quem é negro. Ainda mais no Brasil, que é um caldeirão de mistura de vários povos.. holandeses, espanhóis, americanos, portugueses, italianos e por aí vai. O negro  sempre foi alvo de zuações, de brincadeiras e eu acho que quem é negro, sabe melhor como é. A desigualdade é provocada há muito tempo, desde o século XVI, ainda quando existia Escravidão no nosso país, que então, colônia de Portugal, pouco fazia pra mudar a conotação sobre o assunto. Cerca de 500 anos se passaram e algumas desigualdades, alguns preconceitos ainda são facilmente percebidos em meio social, em todos os aspectos possíveis. 


E então, o tempo passou e veio uma seção de vários. Um deles, mais atual, mas comportamental, é o fato do homossexualismo. Todas as pessoas têm direito de escolher o que acham melhor pra elas mesmas, seja até mesmo em relação a sua sexualidade. O fato de uma gostar de outra do mesmo sexo não a faz inferior em nenhum sentido com relação à alguém que escolhe outra pessoa de sexo distinto. São apenas formas de ver a vida de uma maneira diferente, de agir de forma diferente, distinta.. contudo, nada impede de uma pessoa que opta por isso ir muito mais além do que uma pessoa hetero. Eu imagino que os gays, lésbicas e afins são pessoas normais como todo mundo, mas tem que conviver com um preconceito que nem sempre parte de outras pessoas. A primeira ideia que ela tem é um preconceito dela mesma, por não ter culpa de se sentir bem com outra pessoa do mesmo sexo, até porque ela não foi "ensinada" a gostar de alguém "diferente". Um preconceito que abate boa parte dos adolescentes. Deu pra perceber que apenas isso tudo vem a ser, mais uma vez, questão de opinião?


Também, ainda não citei o preconceito vindo de coisas que nem percebemos. Muitas vezes, nos pegamos julgando uma pessoa por sua aparência, por suas roupas, por sua forma de andar, de falar e até mesmo por algumas ideias que ela tem. Já pensou no mal que isso pode fazer a um outro alguém? Já pensou também  que em várias vezes que, mesmo sem perceber, nos pegamos fazendo coisas que tinhamos julgado como errado, como incerto? É.. nós seres humanos somos muito fracos em pensamentos, em ideologia.

E enquanto isso tudo persistir, teremos vários motivos pra nos achar superiores a outros e por isso, lutar somente por nós mesmos. Falta união. A união que nos falta começa dentro de casa, com cada um, com cada ideal, cada ideia que possa fortalecer a tal união. O direito de alguém ser feliz não deve ser tirado simplesmente porque alguém pensa de maneira diferente, age de maneira distinta ou até mesmo, tem gostos diferentes do nosso. Nos falta muito aprender com nós mesmos.

Para ser feliz, não se precisa de muito. O paraíso social começa dentro de nós, com cada pensamento que nos pode fazer ver a vida de outro angulo. Todos nós temos temos pensamentos distintos. Não podemos julgar alguém por simples coisas que, em algumas vezes, outras pessoas não têm escolha. Viva, mas não tire a oportunidade de alguém viver da maneira que acha melhor. E, por fim, é isso! ;D


Se me permitem, uma breve lacuna no meu texto que deve ser considerada..
Queria agradecer a todos que tem lido, que tem comentado e que tem gostado do meu blog. Fico muito feliz pelos elogios, criticas e sugestões que tenho recebido essa semana.. obrigado mesmo! E até mais. :)

sábado, 14 de agosto de 2010

O que realmente tem valor..

Me falta ainda inspiração pra escrever sobre algo que seja, pelo menos, satisfatório, porém não é por isso que vou deixar de expressar algumas ideias, algumas coisas que até podem servir pra alguma coisa durante o seu dia.

Talvez um dos maiores problemas das pessoas seja , de fato, a idealização e o planejamento de seus objetivos. É muito fácil um alguém falar que quer determinada coisa, só que é mais complicado ele relacionar o caminho do qual ele utilizará pra se chegar a esse objetivo, percebeu? Deve ser mais ou menos por isso que nunca sabemos até quando e até onde devemos prosseguir com uma ideia, devemos continuar ou não com um pensamento.

Contudo, diga-se de passagem que se as vida não tivesse seus obstáculos não teria graça. Imaginou como seria se tudo fosse exatamente do jeito que nós queremos? Nunca daríamos valor pro que temos porque não poderíamos perder.  Fácil né? Só que impossível. Tudo que temos, podemos perder. Se podemos perder é porque temos. E se temos medo de perder, o melhor é saber tornar cada coisa participante da nossa vida, assim como temos também o mérito de estipular, de alguma forma, o tamanho da importância que as coisas acabam tendo pra nós. De certo, não é simples assim.. temos que nos preocupar com tanta coisa em nosso dia-a-dia (escola, trabalho e tudo mais) que acabamos,as vezes, deixando de lado coisas simples, mas nas quais se baseiam uma boa parte -não vou falar "toda" porque seria muita hipocrisia- da nossa felicidade. E .. porque?

Esse é apenas mais um dos motivos que não conseguimos explicar. Nos perdemos em ações que cometemos e nem sabemos o porque fizemos isso, pensamos aquilo ou ainda mantemos outras que nos fazem mal. Com um pouco de maturidade, não aprendemos os motivos, mas aprendemos as consequências. E é a partir dai que nos conscientizamos das coisas que realmente tem algum valor.



E o que realmente tem valor? Já parou pra se perguntar isso?
Já parou pra ver que mesmo quando você acha que está feliz, você percebe que te falta algo que pode cobrir aquele vazio que há na sua vida? Já parou pra perceber que, as vezes, você pode ter algo que TODO mundo gostaria de ter e você não dá valor? O que realmente tem valor é tudo aquilo que nos faz feliz, que nos tira todo e qualquer pensamento relacionado a tristeza que podemos ter. Nos traz paz, confiança. E bem, quanto ao resto? O resto se ajeita.. 


Por isso, que sempre, meio à altos e baixos, temos que tentar manter um meio termo. Nem muito alto, nem muito baixo. A melhor forma de ser feliz é tendo pessoas pra compartilhar essa felicidade. Sozinho ninguém é feliz. 

 Cuide bem do seu amor, seja quem for! :)

domingo, 8 de agosto de 2010

Uma expressão

Nesse texto, espero que consiga demonstrar tudo o que sinto e tudo que eu desejo à TODOS os pais do Mundo! E lá vamos nós..

A você pai, pai carpinteiro, pai cantor, pai professor, pai cirúrgico, médico, motorista, pai garçom, pai policial, pai músico, pai dono de bar, pai enfermeiro, pai mecânico, pai desenhista, enfim, pai. Se você é pai, exclusivamente, esse texto servirá pra você. 

Primeiramente, eu queria agradecer. Agradecer por todas as vezes que além das suas ocupações diárias, você conseguiu arrumar um tempinho pra estar do meu lado, me dando um abraço, um pouco de carinho e atenção, aguentando choros,  bobeiras da vida que você sempre sabia que iria passar, mas que ouvia em todos os momentos, como se tudo isso fosse raro. Agradecer também por todos os momentos proporcionados durante toda a vida, desde o momento que nascemos até o atual. Agradecer por todas as brincadeiras, por ser amigo e por nos entender ainda mais do que nós mesmos. Ser pai é uma missão divina. Uma missão que vem dos Céus porque é uma responsabilidade imensa.



 Ser pai é saber acompanhar o filho em todos os momentos. Acompanhar na escola, com os amigos, mas saber também que dentro de casa deve existir um bom relacionamento. Os anos passam, mas um filho nunca esquece de todas as atitudes que um pai teve para com ele, sejam boas ou ruins. Ser pai é um desafio. Um desafio porque ninguém sabe como será a experiência propriamente dita. Ser pai é ser duas pessoas ao mesmo tempo. É ser duas pessoas porque ser pai é um dom. Um dom que muitos homens podem ter, mas são poucos os filhos que podem agradecer pelos pais que tem. Aposto que quem lê agora esse texto, fielmente consegue recorrer a pensamentos bons e de paz que trouxeram logo a ideia, a imagem do seu pai. Pai é a pessoa que nos conhece. Nos conhece porque sabe o que gostamos, o que queremos, o que planejamos. Sabe até mesmo, sem querer, de todos os namoricos, as paquerinhas, as horas perdidas na internet. Sabe, principalmente, o que é bom e o que é ruim pra nós. Ser pai é algo um tanto inexplicável.

Inexplicável porque somente o pai sabe como é, de verdade, o seu filho, mas mesmo assim sempre o defende, por mais que ele esteja errado. Todos os pais são heróis. Heróis porque ensinam, porque aprendem, porque voam em todas as ideias mirabolantes dos seus filhos, cantam, dançam e viram até ladrão naquelas brincadeirinhas de infância. 

Ser pai é se comprometer a tudo. É estabelecer um laço familiar entree pessoas que nos faz cada veaz ser mais unidos com os nossos. Independente do que o pai seja, do que o pai faz, ele sempre vai ser pai. Vai ser pai em momentos de tristeza, em momentos de alegria, em viagens, em histórias contadas antes de dormir, naqueles  contos de fadas, cinemas, festinhas, aqueles sermõeszinhos né? 

Mas pai, pai... Pai é amigo. Pai traz paz.


É amigo porque além de nos conhecer mais do que nós mesmos, sempre está do nosso lado. Em mesmo a meio de brigas, em mesmo a discussão, sempre vai exercer o papel expressivo que um pai tem.

Pai não se escolhe, não se define, não troca e não manipula. Pai é sempre pai e faz parte do caminho de nossas vidas até o momento em que nos sentimos (ou achamos) que somos independentes a tal ponto de morar sozinhos, com outras pessoas e, quem sabe, talvez também poder exercer esse papel construtor da família. Acordar todos os dias cedo, pra poder colocar comida na mesa, pra dar um bom estudo e, querer ver o seu filho crescer e crescer bem. Sentir orgulho disso!

Pai não se explica. Não se tem fórmulas pra expressar com palavras a importância que tem na vida de cada filho. Por menos expressivo que seja, o filho sabe da importância que um pai tem. É um homem, é um anjo, um idolo. Meu pai, é meu idolo. Eu tenho muito orgulho de ter um pai como o meu. Mesmo sabendo que não sou o melhor filho, mesmo sabendo que tem coisas que poderia mudar, ações que poderia ser menos cabeça dura, meu pai sempre me aceitou da forma que eu sou.. quando tropecei em meus obstáculos, meu pai me deu a mão e me levantou. Me mostrou um caminho a seguir, um caminho que poderia me colocar em uma situação que traria orgulho. Orgulho! 

Antes mesmo dos filhos nascerem, os pais sempre tiveram uma preocupação imensa com cada um de nós. É por isso que, ah.. na minha opinião, dia dos pais são todos os dias. Todos os dias pais continuam sendo importantes e todos os dias TEM que existir a percepção de falar que ama, do expressar o quanto os pais são essenciais na nossa vida. Apenas, o segundo domingo do mês de agosto é, na verdade, uma data do comércio, pra vender presentes e tudo mais. 

Mas, dia dos pais são todos os dias. Enquanto você tem um pai,  independente do que ele faz, ele é seu pai! DÊ VALOR A ISSO. Quando um pai se vai, não tem muito o que fazer, por isso de valor enquanto você o tem! Você não precisa demonstrar que ama seu pai com presentes, demonstre com ações. Por mais simples que elas sejam, aposto que terá um peso imenso na vida dele e tenho certeza de que ele saberá o valor que isso tem. Todos os pais merecem ser amados, pois te amam antes mesmo do momento de você saber o que é vida.  

Quando crescer, quero ser como meu pai. Não tô falando que quero trabalhar na mesma coisa e lugar que ele. Quero dizer que quero ter a mesma força de vontade, a mesma perspecitiva e pensamentos que ele sempre teve. 

Então, o meu sincero agradecimento. Agradeço por nos conceder a vida, por nos aquecer e por saber exercer esse papel que, poucos filhos,  como eu, tem o poder de agradecer. Ao meu pai, meu vô, meu tio, meu sogro e a todos os pais.. o  meu simples, mais sincero,  Feliz Dia Dos Pais!  Tenho muito orgulho de cada um de  vocês! Vocês são homens e são fantásticos!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Sobretudo, o medo..

O medo é algo comum. Desde o  momento que nascemos criamos (ou cativamos) medos capazes de modificar toda uma linha de pensamentos e ações objetivos provenientes de nosso caráter e personalidade. O medo, de fato, não é bom.


 Com o tempo, vamos adquirindo alguns medos. Temos receio do que não conhecemos, do que acontece e até mesmo do que está por vir. Certamente, o medo acontece quando não há confiança, não há uma forma de conseguir forças em matérias que nos são dadas de acordo com o que, talvez, merecemos.

Creio que o medo seja uma espécie de vício. Um vício porque corresponde a uma procura por saídas. Melhor explicando, quando temos um medo, dificilmente, achamos que somos capazes de ir mais além e vencê-lo, da mesma forma que acontece com o vício. Isso é o que mais desgasta toda percepção e objetivos que possuímos.

O pior medo existente é o medo do medo. Sem caber, nos perdemos em situações assim. Em nossas fragilidades e infelicidades, esse problema encontra refúgio e ali permanece. Consequentemente, não há nenhuma ideia de que somos suficientemente capazes de enfrentar todo e qualquer medo que surge. Ele é um obstáculo que age como destruidor, que estabelece uma situação complicada, momentos que nos fazem desistir.. e parar.

Quando paramos na vida, ocasionalmente, não achamos maneiras de prosseguir. Se paramos, deixamos toda nossa luta e todo nosso esforço de lado e abrimos retaguarda para a nosso autodestruição emocional. Nossa alto estima cai e a percepção de esperança e de todos os momentos bons desaparecem.

O medo é algo inexplicável.

A unica coisa que ainda tenho certeza é de que não há solução, fórmula ou algo relacionado, capaz de combater nossos medos. Olhando por um lado geral, sentir medo é "bom" porque nos faz ainda mais perceber o quanto somos dependentes de algo/alguém que possa, até momentaneamente, tirar essa dificuldade de nossa vida. Quando sentimos medo, percebemos ainda mais o quanto  somos fracos perante a nós mesmos. Temos medo até do que não existe! A maior simplicidade é tentar controlar, ter segurança e, é claro, ter pensamentos de que somos capazes de enfrentar um problema de cada vez.

Não temos grandes problemas! Temos que ter a mentalidade de que temos grandes vontades de passar por cada um deles e depois se orgulhar disso. Na vida, nem tudo é como a gente quer, mas é como fazemos ser. Nós temos a liberdade de interagir com nossos medos e mostrar "quem manda".

Se existe o medo, tambem existem coisas/ pessoas que podem te ajudar com cada problemática. Dê valor a isso e faça o seu melhor! Talvez seja somente isso que te falta.. :)