segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Não podemos esperar resultados diferentes fazendo as mesmas coisas. A gente espera soluções para tantos problemas, para tantas complicações que aparecem, mas nos esquecemos de lembrar que tudo o que acontece é fruto de nossas ações. A vida vai muitas vezes, deixar de ser entendida pelas pessoas, vai mudar muito rapidamente alguns rumos e destinos, mas nunca deixará de ser vida. Insistimos em deixar as coisas que realmente tem valor de lado e nos arrependemos logo depois por termos perdido cada uma dessas coisas. Os momentos acontecem, literalmente, sozinhos. As coisas mais simples se tornam as mais importantes ao lado de pessoas que gostamos demais ;x Depois de tudo, há convicções que nos fortalecem. Nos tornamos fortes à medida que as coisas vão acontecendo. Na vida nem tudo é como a gente quer :/ Mas podemos lutar pelo o que consideramos importante ... alguns erros, podem nao ser consertados. Outros, ficarão marcas. Alguns, serão perdoados. A unica semelhança entre os três erros, é que em ambos, a pessoa que errou tem que saber pedir perdão e saber recomeçar pra não permanecer no erro. Nessa vida, não se fica beleza, popularidade ou status .. o que fica realmente, são lembranças de momentos que passamos com as pessoas que gostamos e passamos uma boa parte da nossa vida ... :x

terça-feira, 25 de agosto de 2009

A vida como conhecimento

Passamos a compreender as coisas depois de um certo tempo, pelo qual e no qual, aprendemos a conviver com a maioria delas. Na verdade, sentimos que estamos totalmente ligados em uma coisa só depois do momento que vemos que o que, antes era desconhecido passa a ser conhecido de alguma forma pelo nosso ser.
Nunca pensei em como dar um fim em todos os meus problemas, muito pelo contrário, eu pensei sempre em tentar resolver cada um deles, de modo que , quando eu menos esperava, os problemas se tornariam apenas mais um detalhe que não interfiririam tanto assim no meu jeito de agir e pensar. As pessoas aprendem com cada vez que erram e com cada um que elas se relacionam. Existem teorias que levamos como conceito de vida, pensamentos que nos ajudam a recuperar uma boa parte de nossa autoestima, carisma e autoconfiança. O ideal seria se levassemos não apenas teorias, mas sim, ações que foram já feitas e que podem dar certo no futuro.
A ideologia tradicional em que vivemos -ou somos impostos a viver desde o começo de nossa vida- pode ser alterada na maneira em que crescemos. Adquirimos maturidade, conhecimento e força pra não nos darmos por abalados em diversas situações cotidianas. O tempo passa, a vida passa e a gente aprende ...

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte. (Mahatma Gandhi)

Uma das maiores recompensas que uma pessoa pode ter, muito mais do que dinheiro e bens materiais é a fundamentalização de uma vida. Sempre pensamos e planejamos um bom tempo dela, coisas que almejamos ao longo de momentos que passamos, ações que fizemos ou até mesmo por ter contato com várias pessoas que cresceram e hoje se dão bem. Somos colocados desde o inicio em uma justaposição que vem acrescentar consequências, boas ou ruins, onde, mais cedo ou mais tarde, acabam interfirindo no que fizemos anteriormente.
Tudo tem um valor. Nós temos um valor .. e o valor disso tudo somos nós mesmos quem fazemos com coisas boas, com momentos bons ou não. Não deixe de viver por alguém, nem por algo .. podemos ser tudo pra alguém. Desistir é um verbo muito chato que é utilizado por quem não tem força pra lutar. E a vida não é algo que se desiste, ela se faz .. ela se vive.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Não podemos esperar resultados diferentes fazendo a mesma coisa, isso é o que nos deixa cada vez mais dispostos a mudar em direção à alguma coisa que pode nos fazer melhor. Só sabemos quem somos nos momentos de maiores dificuldades, de maiores complicações; são nesses momentos que aprendemos a perceber o quanto somos fortes em determinados aspectos e, em contrapartida, vemos o quanto precisamos melhorar em outros. Todos temos vários caminhos à escolher, a vida, basicamente, é feita disso. Nada, nem ninguém pode decidir o nosso futuro, porém, o futuro é algo inexplicavél até mesmo para os melhores filósofos, estudiosos .. a vida é rápida demais! Não se pode desistir na metade, nem voltar atrás de muita coisa. Aprendemos, caimos, sobrevivemos: isso é o eterno ciclo que estamos obrigados a viver sem saber quando tudo isso terá um fim.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Nós perdemos tanto tempo em tentar entender o que acontece e porque acontece, que deixamos muitas vezes de pensar em nós e nas pessoas que realmente gostam da gente ...

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O homem, o pensamento e o conhecimento

"Afinal que é o homem dentro da natureza? Nada, em relação ao infinito; tudo, em relação ao nada; um pouco intermediário entre o tudo e o nada. Infinitivamente incapaz de compreender os extremos, tanto o fim das coisas quanto o seu princípio permanecem ocultos num segredo impenetravél, e é-lhe igualmente impossivél ver o nada de onde saiu e o infinito que o envolve. " Descartes, tradução de J. Guinsburg e Bento Prado Júnior.

O mais incrivél do homem é que desde a época da antiguidade, ele sempre foi estudado e tem sido interpretado das mais diversas maneiras pelos mais diferentes estudiosos contemporâneos. O homem foi sempre um dos mais complicados estudos e submeteu cada ser ter uma reflexão sobre o tal. Tem pensamentos nos quais não se pode entrar, mas tem sentimentos que são imprenscindivéis à ações, à fatos, conversas e pessoas. O homem só pode ser entendido à partir do momento que se deixa escapar por sentimentos bons que podem o ajudar a lembrar de tudo o que se passou. A vida é muito complexa, seres racionais que vão virando IRracionais .. desmontam peças de um quebra-cabeça universal e que cedo ou mais tarde, vai acabar interfirindo em todo modo de viver do ser. O homem pelo homem só se trata de um destruidor :/
O homem desconhece si mesmo e desconhece os extremos e antiteses que estão presentes na sua vida. Sabe o que é mal mas desconhece o que é bom, por não ser bom em todo momento da vida. Sabe o que é tristeza, angustia por fazer os outros do mesmo se sentirem assim, mas desconhece felicidade pois isso acaba se relacionando com o arrependimento de não ter feito ninguém feliz. A vida vem sendo algo capitalista, algo que um só está com outra pessoa porque sente que tem alguma coisa que possa ser retirada, algum bem, algum sentimento, dom, feito... as pessoas acabam desconhecendo quem realmente são e só descobrem sua verdadeira identidade quando perdem alguém. A lei da vida, simples e complexa ao mesmo tempo. Acaba mostrando cada vez mais presente em seres, em pessoas e até mesmo em cada uma das coisas que estão na nossa vida. A naturalidade do planeta e do meio no qual vive o homem está sendo deixada de lado e a vida está entrando em extinção ...

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Os lados opostos de uma mesma moeda

Todas as coisas que acontecem na nossa vida tem dois lados: um bom e um ruim. Aparentemente, as coisas podem parecer mais um do que outro ... só que com a maneira que ficamos maduros, vamos descobrindo realmente os lados opostos das coisas. Algumas vezes, a gente vive pensando mais em um lado somente sem se preocupar com outro e acaba perdendo uma boa parte importante do que aconteceu.
Na nossa vida, passam-se pessoas que sempre deixam um pouquinho delas conosco. Quando a gente as perde, pode parecer infantil, mas sentimos falta. Umas mais, outras menos, sobretudo, o que nos esquecemos é que muitas vezes paramos a nossa vida e tudo que nela há por causa disso.

Nunca parei pra pensar nas coisas que estão acontecendo na minha vida. As vezes, acho até que algumas acontecem porque eu errei bastante já e isso tá sendo uma espécie de 'castigo'. Sei que muitas vezes, o brilho das coisas que eu fiz aconteceu na hora, mas outras vezes não e acho que isso é totalmente subconsequente ao que eu vivo. Aprendi a dar valor à coisas que antes me pareciam tão submisssas, tão sem sentido como a amizade, a razão, a força e a fé. Aprendi que amigos são tudo pra gente e que são as unicas pessoas que estão mesmo presentes em qualquer momento. A força pra nunca desistir da caminhada :D A fé porque Deus está acima de tudo e todos. E o mais importante, a razão. Aprendi agir com razão e não mais com o coração que já não é tão mais importante num mundo tão irracional e controverso que estou vivendo.
Isso aqui parece um diário. Um diário aonde eu escrevo coisas sobre mim, coisas sobre as pessoas que me cercam e algumas vezes esqueço de que tudo isso são apenas palavras :/ Por mais que eu escreva bem, nada disso vai mudar o que as pessoas pensam, o que o mundo pensa.
E é claro, que de alguma forma, as pessoas vão um dia ler tudo isso e vão parar pra ver que precisam aprender. Aprender não a andar e falar ... aprender a pensar. A partir do momento que as pessoas pensarem, o mundo, com certeza, vai ser mais racional e a verdadeira felicidade se encontrará com um estalar de dedo.

Felicidade não está em alguém, não está em algo, não está no nosso coração. Está na nossa mente. Na nossa razão. Na nossa força de saber tomar algumas decisões que podem mudar totalmente a nossa vida, a nossa forma de agir. Por mais que mudanças ocorram, elas não são totalmente ruins ou boas e a gente, no final, acaba vendo que aprendemos com cada coisa que aconteceu. Aposto que quando estivermos velhos, não vão ficar beleza, popularidade e status. A unica coisa que irá ficar para sempre será a lembrança de momentos bons e ruins que marcaram, assim como as pessoas que estiveram participando conosco de cada um deles. :)

domingo, 2 de agosto de 2009

..

O mundo é complicado ... as pessoas insistem em formalizar expressões de pensamentos que nem sempre ajudam a solucionar grandes problemas que mais cedo ou mais tarde vai acabar interfirindo direta ou indiretamente na vida delas. Para falar a verdade, as pessoas são duas. É arriscado falar isso, porém há algumas que conseguem ser mais do que duas. Elas (as pessoas) enfrentam situações de maneiras diferentes; são uma em momentos bons, outras em momentos ruins e de tristeza e conseguem até mesmo mudar quando se relacionam com tantas quantas outras.
Notavelmente, todos os dias têm um fim e com isso, algumas coisas que foram feitas não podem ser novamente revistas. Erros, contradições, desacertos .. nesse mundo o ditado vem sendo mais a conotação do que você tem e não de quem você tem :/ Há mudanças em vidas, em jeitos de ser, só que a maioria das pessoas sempre visa o ter e não o ser. Se corrompem em coisas materiais e não percebem que precisam de um manual pra aprender de verdade que a felicidade é algo que se encontra em momentos, em pessoas e não em algo material. É fato que as pessoas se tornam algo subjetivas à uma realidade que convoca todos à um contra outro.
Se somente o mundo fosse complicado, as pessoas saberiam descomplicá-lo. :)